domingo, 6 de maio de 2018

SIBILA DE CUMAS





As sibilas eram profetisas com vários  altares no mundo grego e romano. Em estado de transe, elas emitiam sons inarticulados “traduzidos” a seguir pelos sacerdotes em profecias.

Para os romanos, a mais famosa dentre as profetisas foi a Sibila de Cumas, que habitava uma caverna perto de Nápoles. Famosa por sua astúcia, ela no entanto, falhou consigo mesma.

Em Cumas é que Apolo, o deus das profecias, a procura, a encontra, não esconde a admiração e a deseja.

Ela então, aproveitando do desejo do deus,  escolhe ser a sumo-sacerdotisa não a amante do deus e pede a ele um dom: diante do deus ela toma, no côvado das mãos, toda a areia de praia que pode segurar e diz querer viver tantos anos quantos grãos de areia houver ali.

O deus não discute: será muito bom para ele tê-la por mais tempo, cuidando de seus templos.

O deus  lhe concede a medida mais longeva da vida humana, isto é, lhe concede 990 anos de vida. Este número representa o símbolo de uma longevidade mítica.

Mas a Sibila esquecera um detalhe: Sibila não pede a permanência da juventude e então ela encolhe, emurchece, transforma a pele num pregueado de lama esturricada, uma velha decrépita.

Somente os olhos e a voz permanecem potentes.

Conta-se que, para que o vento não a carregue e os animais domésticos não a devorem, ela é posta dentro de uma gaiola, transformada numa cigarra que venceu o tempo e que continua, com seus olhos e voz potente a antecipar as sina, mas todos, em volta, morrem.

Só a Sibila de Cumas não morre. Cem anos, trezentos anos, oitocentos anos, até a dor já passou além da dor, e a Sibila de Cumas não morre.

Conta Ovídio que, nas noites quentes da Campânia, as crianças ouviam a voz potente lamentar sua longa e velha vida.

E as crianças, em algazarra, perguntavam: Sibila, o que anseias? E, em meio aos mais pungentes lamentos, a voz sussurrava:
- Ah, eu, anseio morrer.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais Visitados

CIDADE FANTASMA

     Um grupo de viajantes, tendo ouvido falar de uma cidade cheia de tesouros, parte para enfrentar uma difícil jornada.  Para che...