sábado, 18 de maio de 2013

Justiça vingativa




A avidez por sede de justiça pode ser injusta!!! Há tempos vemos tanta impunidade no país que começamos a ficar ávidos por punição. Pode parecer extremista, mas grande parte da populaçao do país se dividiu em 2 grupos: corruptos e ladrões hipócritas de um lado e honestos e justiceiros de outro.

Antes que os inquisidores de qualquer um dos lados se manifestem, não estou sendo partidário de nenhum dos extremos, apenas querendo levantar uma nova reflexão sobre as prioridades que o tema implica.

Fazemos campanhas (ainda que a sem militancia direta) protegidos pela distancia que o mundo virtual propicia, combatendo radicais com radicalismos. Pedimos por exemplo a redução da maioridade criminal, mas será que esse nosso sistema está pronto para ser justo?

Será que ao invés de simplesmente querermos criar mais mecanismos de punição, não seria prioritário mudar quem julga e executa essas mesmas leis? Haverá justiça igualitária para todos os menores, ou a deliquencia juvenil protegida por muros em condominios de luxo e contas bancárias abastadas será beneficamente alienada?

Penso nisso como um dos exemplos de leis que serão imputadas por um bando de salafrarios que usam essas mesmas leis como mecanismos de conveniencia: quando é a favor do "bando" é executado, quando não é favor do "bando" é manipulado.

Num país de iletrados onde a educação está longe de ser prioriodade e a falta de escolaridade é exaltada miticamente pelo maior herói do Estado, fazem da legislatura metaforas biblicas qual manipuladores da religião... Ou será essa a intenção de misturar Estado e Religião num balaio teocrático e retógrado para que possamos ser governados como no modelo tribal?

Bom dia e partilhemos o maná da ignorancia que cai do lábaro estrelado e cobre a vida de esperanças...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais Visitados

CIDADE FANTASMA

     Um grupo de viajantes, tendo ouvido falar de uma cidade cheia de tesouros, parte para enfrentar uma difícil jornada.  Para che...