quarta-feira, 2 de novembro de 2011

O rei acometido pela melancolia



O rei acometido pela melancolia


Um rei  adoeceu de melancolia e nem bufões, presentes, viagens, festas... conseguiram estimular seu atribulado coração.
Buscando remédio para sua tristeza, recorreram a um ermitão muito santo e sábio que diagnosticou que o único modo que havia de o rei recuperar sua alegria era vestir a camisa de um homem feliz.
Seus servos mais fiéis percorreram em vão os confins do reino em busca de um homem feliz.

_ Temos imensas riquezas, palácios, jóias, inumeráveis servos, mas não temos a felicidade _ diziam os mais ricos comerciantes e homens de negócios bem-sucedidos.

_ Encontramos a sabedoria _ disseram os sábios. _ Por isso, podemos afirmar com propriedade que a felicidade não existe. O ser humano é por sua própria natureza um ser insatisfeito.
_ Somos objetos de aplausos, fama, glória, temos muitos êxitos, mas não somos felizes _ disseram os artistas.

Quando os fiéis servos voltavam decepcionados e cheios de pesar por não terem encontrado um único homem feliz que pudesse acabar com a imensa melancolia de seu rei, viram um pastor que cantava com inusitada alegria. Aproximaram-se dele e lhe perguntaram:
_ Você é feliz?
_ Sim, sou feliz, a alegria não me cabe no peito e irrompe em gritos de canções.
_ Você não se trocaria por ninguém?
_ Não, não, sendo quem sou, vivo muito feliz.
Os olhos dos servos se iluminaram.
_ Hoje é um dia de bênção para todos nós, e em especial para nosso rei e para você. Você vai ter tudo o que sonhou, riquezas, glória, poder, alimentos refinados, roupas finíssimas e o agradecimento de todos os habitantes do reino. Você só tem de dar-nos a sua camisa.
O pastor olhou-os desconcertado:
_ Minha camisa? Eu não tenho camisa.



quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A MULHER DO PREFEITO



A MULHER DO PREFEITO

                    
            Tony de Mello nos conta a história (que chegou a ele através de Paco Percaz) de uma mulher que, enquanto agonizava, teve a impressão de que era levada ao céu e apresentada diante do Tribunal.
            _ Quem és tu? _ perguntou-lhe uma Voz.
            _ Sou a mulher do prefeito _ respondeu ela com orgulho.
            _ Perguntei-te quem és, não com quem te casaste.
            _ Sou mãe de quatro filhos.
            _ Perguntei-te quem és, não quantos filhos tens.
            _ Sou professora.
            _ Perguntei-te quem és, não qual a tua profissão.
            _ Sou boa cristã.
            _ Perguntei-te quem és, não qual a tua religião.
            _ Sou pessoa que rezava todos os dias e ajudava os pobres e necessitados.
            _ Perguntei-te quem és, não o que fazias.
            E assim sucessivamente. Dissesse o que dissesse, nunca a mulher respondia satisfatoriamente à pergunta “Quem és tu?” Como é evidente, não conseguiu passar no exame, porque foi enviada de novo à terra. Quando se recuperou de sua enfermidade, tomou a decisão de averiguar quem era. E tudo foi diferente.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

O deus rei Indra –



Uma história belíssima, num dos Upanixades, sobre o deus Indra...

Retirado do Livro Poder do Mito de Joseph Campbell.
--------------------------------------------------------------------------------

    Aconteceu, numa certa época que um monstro gigantesco engoliu toda a água da terra, de modo que houve uma terrível seca e o mundo se viu em péssimas condições. O deus  Indra levou algum tempo até se dar conta de que possuía uma caixa repleta de raios e tudo o que tinha de fazer era lançar um deles sobre o monstro, fazendo-o explodir. Quando ele fez isso, as águas jorraram e o mundo se refrescou. E o deus Indra disse: "Que sujeito formidável eu sou!" 
     Assim, pensando no sujeito formidável que era, Indra se dirige à montanha cósmica, que é a montanha do centro do mundo, e decide construir um palácio à altura do seu valor. 
 
O melhor carpinteiro dos deuses põe-se a trabalhar e rapidamente o palácio está erguido e em excelentes condições. Mas cada vez que vai inspecioná-lo, Indra tem idéias mais ambiciosas a respeito de quão esplêndido e grandioso o palácio deveria ser. Por fim o carpinteiro exclama: "Meu Deus, ambos somos imortais, e não há limites para os desejos dele. Estou preso por toda a eternidade!". 

Então decide dirigir-se a Brahma, o deus criador, para reclamar.
    Brahma está sentado num lótus, o símbolo da divina energia e da divina graça. O lótus cresce no umbigo de Vishnu, o deus adormecido, cujo sonho é o universo. Assim, o carpinteiro se aproxima da borda da grande lagoa de lótus do universo e conta sua história a Brahma. Brahma diz: "Pode ir para casa, eu darei um jeito nisso". Brahma deixa seu lótus e se ajoelha para se dirigir ao adormecido Vishnu. Vishnu apenas esboça um gesto e diz qualquer coisa como: "Ouça, fuja, alguma coisa vai acontecer".  

      Na manhã seguinte, no portal do palácio que estava sendo construído, aparece um belo garoto negro-azulado, com um bando de crianças ao seu redor, admirando o esplendor da construção. O porteiro, que estava na entrada do novo palácio, corre até o Indra e este diz: "Bem, mande entrar o garoto". O garoto é levado até o Indra, e o deus-rei, sentado em seu trono, diz: "Seja bem-vindo, jovem. O que o traz ao meu palácio?"
    "Bem", diz o garoto com uma voz que soa como um trovão rolando no horizonte, "ouvi dizer que você está construindo um palácio como nenhum Indra antes de você jamais construiu".  

    E Indra diz: "Indras antes de mim... de que você está falando?"
    O garoto diz: "Indras antes de você. Eu os tenho visto vir e desaparecer. Pense nisto, Vishnu dorme no oceano cósmico, e o lótus do universo cresce em seu umbigo. No lótus se assenta Brahma, o criador. Brahma abre os olhos e um mundo se cria, governado por um Indra. Brahma fecha os olhos e um mundo desaparece. A vida de um Brahma conta quatrocentos e trinta e dois mil anos. Quando ele morre, o lótus se desfaz e outro lótus se forma, e outro Brahma. 

Agora pense nas galáxias para além das galáxias, no espaço infinito, cada qual com um lótus, com um Brahma sentado nele abrindo e fechando os olhos. E Indras? Deve haver homens avisados em sua corte que se prestariam a contar as gotas de água dos oceanos ou os grãos de areia nas praias, mas nenhum contaria aqueles Brahmas, muito menos aqueles Indras".

     Enquanto o garoto fala, um exército de formigas desfila pelo chão. O garoto ri, ao vê-las; os cabelos de Indra ficam arrepiados, e ele pergunta ao garoto:    "Por que você ri?"
    O garoto responde: "Não pergunte, a menos que você queira ficar magoado".
    Indra diz: "Eu pergunto, ensina-me". (Esta é, aliás, uma bela idéia oriental: não ensine, até ser instado a isso. Você não pode impor seu conhecimento goela abaixo das pessoas.)
    Então o garoto aponta para as formigas e diz: "Todas antigos Indras. Através de muitas vidas, eles se elevam das mais baixas condições à mais alta iluminação. Aí eles lançam um raio sobre um monstro e pensam: 'Que sujeito formidável eu sou!' E voltam a despencar." 

     Enquanto o garoto fala um velho iogue extravagante adentra o palácio, com uma folha de bananeira servindo como pára-sol. Ele veste apenas uma tanga, e tem no peito um chumaço de cabelos formando um disco, no centro do qual metade dos pelos foram arrancados.

    O garoto o saúda e pergunta-lhe exatamente o que o Indra ia perguntar: "Bom velho, qual é o seu nome? De onde você vem? Onde está sua família? Onde está sua casa? E qual o significado dessa curiosa constelação de cabelos em seu peito?"
    "Bem", disse o velho, "meu nome é Cabeludo. Eu não tenho casa, a vida é muito curta para isso. Só tenho este pára-sol. Não tenho família. Apenas medito nos pés de Vishnu e penso na eternidade, e em quão fugaz é o tempo. Você sabe, toda vez que morre um Indra um mundo desaparece - coisas assim somem como uma faísca.

 Cada vez que morre um Indra cai um fio de cabelo desse círculo em meu peito. Até agora, metade dos cabelos já se foram. Muito breve, todos terão ido. A vida é curta. Por que construir uma casa?"

    Então os dois desapareceram. O garoto era Vishnu, o Senhor Protetor, e o velho iogue era Shiva, o criador e destruidor do mundo, que tinha vindo exatamente para a instrução de Indra, que é simplesmente um deus da história que pensa que é o espetáculo todo. 


    Indra continua sentado no trono, completamente desiludido, completamente abatido. Aí chama o carpinteiro e diz: "Estou suspendendo a construção do palácio. Você está dispensado". Assim o carpinteiro conseguiu seu intento. É dispensado do trabalho e não há mais nenhuma casa a construir.

Indra decide se tornar um iogue, para apenas meditar aos pés do lótus de Vishnu. Mas ele tem uma bela rainha chamada Indrani. E quando Indrani ouve falar no plano de Indra, dirige-se ao sacerdote dos deuses e diz: "Agora ele pôs na cabeça essa idéia de largar tudo para se tornar um iogue".

    "Bem", diz o sacerdote, "Venha comigo minha senhora e eu darei um jeito nisso". 
    Então eles se sentam diante do trono do rei e o sacerdote diz: "Pois bem, eu escrevi um livro para você muitos anos atrás sobre a arte da política.Você ocupa a posição de rei dos deuses. Você é a manifestação do mistério de Brahma na esfera do tempo. Isso é um alto privilégio. Saiba apreciá-lo, honrá-lo e lide com a vida como se você fosse quem realmente é. Além disso, vou agora escrever um livro sobre a arte do amor, assim você e sua esposa saberão que, no maravilhoso mistério dos dois que são um, Brahma também está radiantemente presente".

    E com estas instruções Indra desiste da idéia de largar tudo para se tornar um iogue, e descobre que, na vida, ele pode representar o eterno como símbolo, pode-se dizer de Brahma.

  Assim, cada um de nós é, de certo modo, o Indra de sua própria vida. Você pode escolher, ou se livrar de tudo e se isolar na floresta para meditar, ou permanecer no mundo, tanto na vida de sua tarefa, que é a régia tarefa da política e da realização.




sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Devido valor



Parábola do Conserto


Há uma estória antiga de um caldeireiro que foi contratado para consertar um enorme sistema de caldeiras de um navio a Vapor que não estava funcionando bem.. Após escutar a descrição feita pelo engenheiro quanto aos problemas, e de haver feito umas poucas perguntas, dirigiu-se à sala de máquinas. Olhou para o labirinto de tubos retorcidos, escutou o ruído surdo das caldeiras e o silvo do vapor que escapava, durante alguns instantes; com as mãos apalpou alguns dos tubos depois, cantarolando suavemente só para si, procurou em seu avental alguma coisa e tirou de lá um pequeno martelo com o qual bateu apenas uma vez numa válvula vermelha brilhante. Imediatamente, o sistema inteiro começou a trabalhar com perfeição e o caldeireiro voltou para casa.

Quando o dono do navio recebeu uma conta de R$ 3.000,00 queixou-se de que o caldeireiro havia ficado na sala de máquinas durante quinze minutos e pediu uma conta pormenorizada.

Conserto com o martelo                            R$              10,00
Saber onde martelar                         R$            2.990,00
                                                        __________________

                                                        R$            3.000,00


terça-feira, 27 de setembro de 2011

"Pai Nosso" dito por Deus




PAI NOSSO
 
Filho meu que estás na Terra
Preocupado, solitário, tentado,
Conheço perfeitamente teu nome
E o pronuncio como santificando-o,
Porque te amo.
Não, não estás sozinho, mas habitado por Mim,
E juntos construímos este reino
Do qual tu serás herdeiro.
Gosto que tu faças minha vontade, porque minha vontade é que sejas feliz,
Já que a glória de Deus é o homem vivente.
Conta sempre comigo
E tu terás o pão para hoje;
Não te preocupes,
Só te peço que saibas compartilhá-lo
Com teus irmãos.
Tu sabes que eu perdôo todas as tuas ofensas
Antes mesmo que tu as cometas,
Por isso te peço que tu faças o mesmo
Com aqueles que te ofenderam.
Para que tu jamais caias em tentação,
Segura forte em minha mão
E eu te livrarei do mal,
Pobre e querido filho meu.



Pegadas na Areia




PEGADAS NA AREIA

            Na noite passada, sonhei que caminhava com Jesus na praia sob uma luz prateada. Apareciam no céu cenas de meu passado que eu contemplava atônito. Em cada cena, via duas fileiras de passos firmes que ficavam gravados na areia. Eram as minhas pegadas e as pegadas do Senhor. Mas observei que em alguns trechos do caminho de minha vida, sobretudo nos momentos mais problemáticos e difíceis, quando meu coração se desfazia de angústia e de tristeza, só aparecia uma fileira de pegadas.

Olhei então para o Senhor e lhe disse com ar de protesto:
_ Não entendo, Senhor. Tu me disseste que se eu resolvesse seguir-te, sempre caminharias a meu lado, e agora vejo que nas partes mais difíceis da minha vida só há uma fileira de pegadas, indicando que me deixaste só quando eu mais precisava de tua ajuda.
Então o Senhor me acariciou com o mais doce dos olhares e me disse:
_ Compreendo sua confusão e surpresa. Mas eu nunca deixei você sozinho. Se olhar com atenção, você verá que nesses momentos de sua vida, quando só aparece uma fileira de pegadas, as marcas aparecem afundadas mais profundamente na areia. É que, nessas ocasiões, eu levava você carregado em meus braços.



segunda-feira, 26 de setembro de 2011



Quem espera sempre alcança

 A 20 de Julho de 1969, na qualidade de comandante do Modulo Lunar Apollo II, Neil Armstrong foi o primeiro homem a andar na Lua. As suas primeiras palavras depois de caminhar sobre o satélite “ That´s one small step for a man, one giant leap for mankind”, foram transmitidas por televisão para a Terra e ouvidas por milhões de pessoas. Mas imediatamente antes de reentrar no módulo, proferiu a enigmática observação “Boa sorte Sr. Gorsky”. 

Muitos na NASA pensaram que se tratava de uma piada de circunstância visando um qualquer cosmonauta soviético rival. No entanto, e depois de se ter investigado, não havia nenhum Gorsky tanto no programa espacial soviético como no Americano.

Ao longo dos anos, muita gente questionou Armstrong a respeito do seu “Boa sorte Sr. Gorsky” ao que ele apenas sorria. Em 5 de Julho de 1995,em Tampa Bay, Flórida, enquanto respondia a perguntas depois de uma conferência, um jornalista trouxe de novo a velha de 26 anos. Mas desta vez, finalmente, Neil Armstrong respondeu. Sr. Gorsky já tinha morrido e achou que já podia revelar o mistério. Em 1983 quando era um miúdo e vivia numa pequena cidade de Midwest, estava a jogar baseball com um amigo nas traseiras da casa. O amigo bateu uma bola que voou e aterrou no jardim do lado junto a janela do quarto.

Os vizinhos eram o casal Gorsky. Quando se aproximou da janela para apanhar a bola, o jovem Armstrong ouviu Sra.. Gorsky gritar para Sr. Gorsky: “Sexo oral! Tu queres sexo oral?!
Pois só vais ter sexo oral quando o garoto aqui do lado andar na Lua!”


O pensamento uma vez pensado vira eterno. “Quando você pensa, você libera energia”.
- Pensamento em frequência baixa só pega freqüência negativa.
- Pensamento em freqüência Alta só pega freqüência positiva.



“SEMELHANTE ATRAI SEMELHANTE”



            Todo pensamento é criativo. Ele cria coisas negativas ou positivas.




           

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Oração de São Francisco

 

 

Oração de São Francisco de Assis


Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, Fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois, é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna.

Ouça:
http://www.youtube.com/watch?v=W38AWl-yI0Q
A Oração de são Francisco pertence a toda humanidade e não a alguma religião ou grupos. 

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A Grande Invocação



A Grande Invocação

Do ponto de Luz na Mente de Deus,
Flua luz às mentes dos homens.
Desça a luz sobre a Terra.

Do ponto de Amor no Coração de Deus,
Flua amor aos corações dos homens.
Volte Cristo à Terra.

Do centro onde a Vontade de Deus é conhecida,
Guie o propósito as pequenas vontades dos homens;
O propósito que os Mestres conhecem e servem.

Do centro a que chamamos a raça dos homens,
Cumpra-se o Plano de Amor e Luz

E feche-se a porta onde mora o mal.

Que a Luz, o Amor e o Poder
restabeleçam o Plano na Terra
 

A Grande Invocação pertence a toda humanidade e não a alguma religião ou grupos.

É uma oração mundial, traduzida em mais de 70 línguas e dialetos.


segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Leis Herméticas

 As sete leis herméticas

As sete principais leis herméticas se baseiam nos princípios incluídos no livro Caibalion que reúne os ensinamentos básicos da Lei que rege todas as coisas manifestadas.
A palavra Caibalion, na língua hebraica significa tradição ou preceito manifestado por um ente de cima. Esta palavra tem a mesma raiz da palavra Kabbalah, que em hebraico, significa recepção.

Lei do Mentalismo

"O Todo é Mente; o Universo é mental."

O universo funciona como um grande pensamento divino. É a mente de um Ser Superior que 'pensa' e assim é tudo que existe. É o todo. Toda a criação principiou como uma ideia da mente divina que continuaria a viver, a mover-se e a ter seu ser na divina consciência.
A matéria são como os neurônios de uma grande mente, um universo consciente e que 'pensa'. Todo o conhecimento flui e reflui de nossa mente, já que estamos ligados a uma mente divina que contém todo o conhecimento.

Lei da Correspondência

"O que está em cima é como o que está embaixo. E o que está embaixo é como o que está em cima"

A perspectiva muda de acordo com o referencial. A perspectiva da Terra normalmente nos impede de enxergar outros domínios acima e abaixo de nós. A nossa atenção está tão concentrada no microcosmo que não nos percebemos o imenso macrocosmo à nossa volta.

O principio de correspondência diz-nos que o que é verdadeiro no macrocosmo é também verdadeiro no microcosmo e vice-versa. Portanto podemos aprender as grandes verdades do cosmo observando como elas se manifestam em nossas próprias vidas.

Lei da Vibração

"Nada está parado, tudo se move, tudo vibra"

No universo todo movimento é vibratório. O todo se manifesta por esse princípio. Todas as coisas se movimentam e vibram com seu próprio regime de vibração. Nada está em repouso. Das galáxias às partículas sub-atômicas, tudo é movimento.  Todos os objetos materiais são feitos de átomos e a enorme variedade de estruturas moleculares não é rígida ou imóvel, mas oscila de acordo com as temperaturas e com harmonia. A matéria não é passiva ou inerte, como nos pode parecer a nível material, mas cheia de movimento.

Lei da Polaridade

"Tudo é duplo, tudo tem dois pólos, tudo tem o seu oposto. O igual e o desigual são a mesma coisa. Os extremos se tocam. Todas as verdades são meias-verdades. Todos os paradoxos podem ser reconciliados "

A polaridade revela a dualidade, os opostos representando a chave de poder no sistema hermético. Mais do que isso, os opostos são apenas extremos da mesma coisa. Tudo se torna idêntico em natureza. O pólo positivo + e o negativo - da corrente elétrica são uma mera convenção.

O claro e o escuro também são manifestações da luz. A escala musical do som, o duro versus o flexível, o doce versus o salgado. Amor e o ódio são simplesmente manifestações de uma mesma coisa, diferentes graus de um sentimento.

 Lei do Ritmo

"Tudo tem fluxo e refluxo, tudo tem suas marés, tudo sobe e desce, o ritmo é a compensação"

Pode se dizer que o princípio é manifestado pela criação e pela destruição. É o ritmo da ascensão e da queda, da conversão energia cinética para potencial e da potencial para cinética. Os opostos se movem em círculos.
É a expansão até chegar o ponto máximo, e depois que atingir sua maior força, se torna massa inerte, recomeçando novamente um novo ciclo, dessa vez no sentido inverso. A lei do ritmo assegura que cada ciclo busque sua complementação.

Lei do Gênero

"O Gênero está em tudo: tudo tem seus princípios Masculino e Feminino, o gênero se manifesta em todos os planos da criação"

Os princípios de atração e repulsão não existem por si só, mas somente um dependendo do outro. Tudo tem um componente masculino e um feminino independente do gênero físico. Nada é 100% masculino ou feminino, mas sim um balanceamento desses gêneros.
Existe uma energia receptiva feminina e uma energia projetiva masculina, a que os chineses chamavam de yin yang. Nenhum dos dois pólos é capaz de criar sem o outro. É a manifestação do desejo materno com o desejo paterno.

 

Lei de Causa e Efeito

"Toda causa tem seu efeito, todo o efeito tem sua causa, existem muitos planos de causalidade mas nenhum escapa à Lei"

Nada acontece por acaso, pois não existe o acaso, já que acaso é simplesmente um termo dado a um fenômeno existente e do qual não conhecemos e a origem, ou seja, não reconhecemos nele a Lei à qual se aplica.
Esse princípio é um dos mais polêmicos, pois também implica no fato de sermos responsáveis por todos os nossos atos. No entanto, esse princípio é aceito por todas as filosofias de pensamento, desde a antiguidade. Também é conhecido como karma.

Da Energia Latente no Ser Humano

Ser Humano (Ser) é Energia. Essa Energia é força de maior intensidade, de menor intensidade e de zero intensidade. O Ser ativo, participativo, solidário, ético, optativo e decisivo é um Ser de Energia de intensidade alta, grande, maior.
 Um Ser inativo, egoísta, passivo, corruptor, inoptativo e indeciso é um Ser de Energia de intensidade baixa, rasa, sofrível.
Um Ser doente, em fase terminal, é um Ser de intensidade de Energia igual a zero.
 Um Ser que faz o mal, vive para o mal, pratica o mal, venera o mal, participa para o mal, tem o pensamento voltado para o mal, ludibria a vontade alheia em proveito próprio, tem uma Energia de intensidade sofrível.
Um Ser que é benevolente, que pratica boas ações, que venera o bem, faz o bem sem olhar a quem, ajuda ao próximo, tem o pensamento voltado para a prática do bem, é altruísta, provoca a paz entre os homens, tem uma Energia de intensidade maior. 

(Extraído com base no Cabaillon)


Mais Visitados

CIDADE FANTASMA

     Um grupo de viajantes, tendo ouvido falar de uma cidade cheia de tesouros, parte para enfrentar uma difícil jornada.  Para che...